Março termina com retorno de frente fria no Sul do país. Veja a previsão

Fenômeno deve causar chuvas na maior parte das áreas produtoras da região e no sul de MS

30/03/2023 às 14:30 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, o clima tende a ser bastante agitado com relação às condições do tempo pelo Brasil a fora. O maior destaque é o avanço de mais uma frente fria pelo Sul do país, que provoca fortes temporais com queda de granizo especialmente na faixa oeste do Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde. Este cenário pode avançar também para o oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

Os maiores acumulados associados ao sistema frontal, no entanto, devem ficar concentrados na metade sul gaúcha, sem descartar o risco de algum transtorno com volumes que podem chegar aos 60mm em algumas localidades. Desde o estado gaúcho até o estado sul-mato-grossense, são esperadas rajadas de ventos de até 60km/h, isso falando de interior, pois no litoral do Rio Grande do Sul pode haver transtorno relacionando a vendaval com rajadas de até 70km/h.

Já em áreas do Sudeste, a previsão é de chuva significativa entre o Vale do Paraíba, sul de Minas e sul do Rio de Janeiro, por conta de instabilidades em níveis médios da atmosfera que podem provocar inclusive ventos, trovoadas e descargas elétric. Nestas áreas os volumes devem ficar em torno de 25mm.

Na faixa norte do Brasil ainda chove de maneira expressiva, em razão das ondas de leste e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Há potencial para chuva volumosa desde o Amazonas e Acre até o Rio Grande do Norte, e os maiores acumulados deveser registrados em Manaus que segue em situação de emergência.

Veja mais detalhes no Agroclima, com a jornalista Débora Oliveira:

Com informações da X Weather Meteorologia
Foto de capa: Chuvas em Canela/RS - Clima ao Vivo


Últimas Notícias