Imagem: Reprodução/YouTube
Nesta quarta-feira (29), o Canal do Boi recebeu um comunicado do YouTube com a confirmação de que, após a invasão de um grupo profissional de hackers, o seu perfil na plataforma, bem como do Agro Canal e Arroba Play, foram recuperados. O trabalho foi realizado em tempo recorde, graças à atuação persistente das equipes de Jornalismo e de Tecnologia da Informação do grupo SBA (Sistema Brasileiro do Agronegócio).
No dia 15 de março, o e-mail que dá acesso aos canais foi acessado por vias que estão sendo apuradas e o ataque por parte do invasor começou com a alteração das senhas e códigos de recuperação das contas vinculadas ao endereço. Em seguida, foram publicados conteúdos que fogem dos padrões editoriais do grupo SBA com o intuito de descaracterizar o perfil na plataforma, além de utilizar o saldo do AdSense.
No mesmo dia, profissionais de TI e do departamento de jornalismo deram início às ações de retomada do acesso, com o objetivo de resguardar todo o acervo da emissora, e entraram em contato com as plataformas Google e YouTube, conforme destaca o Coordenador de Jornalismo do Canal do Boi, Valdecir Cremon. “Ambas as plataformas foram prestativas, atenderam todas as chamadas e responderam todas as dúvidas que foram fundamentais para a recuperação dos perfis em tempo recorde, segundo especialistas” destaca.
Cremon ressalta ainda que o SBA vai dar prosseguimento às medidas jurídicas cabíveis para descobrir de onde partiu o ataque às contas.
Conteúdos
Os canais no YouTube já podem ser acessados novamente, mantendo o compromisso do grupo em levar aos seus clientes e telespectadores o melhor do agronegócio. Clique nos links, inscreva-se e ative as notificações para ficar bem informado:
🔗Canal do Boi
🔗Agro Canal
🔗Arroba Play