Paraná encerra colheita da primeira safra de feijão

Departamento de Economia Rural afirma que grãos são de qualidade

27/03/2023 às 11:36 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Mapa

O estado do Paraná finalizou, na semana passada, a colheita da primeira safra de feijão. Segundo informações do Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado à Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), apesar da redução na produtividade devido às condições climáticas, os grãos colhidos são de excelente qualidade.

De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária, a primeira safra 2022/2023 totalizou 193 mil toneladas de feijão cultivados em 115 mil hectares. O volume é praticamente o mesmo alcançado em 2022, quando foram registradas 195 mil toneladas. Técnicos de campo atribuem a perda ao clima, que prejudicou ambos os ciclos. A área teve redução um pouco mais expressiva uma vez que, no ano passado, a primeira safra estendeu-se por 139 mil hectares.

Quanto aos preços, houve movimento altista na comparação com a semana anterior. Para o feijão cores, o reajuste foi de 4%, elevando o valor da saca de 60 kg para R$ 407. Já a saca do feijão preto foi comercializada a R$ 261, alta de 2,6%. Aliás, das 193 toneladas colhidas, cerca de 71% já estão vendidas.

Montagem: Arquivo/Canal do Boi

Milho e soja

Ainda segundo o levantamento do Deral, o plantio da segunda safra de milho segue atrasado no Paraná, com 77% da área estimada. Em condições climáticas normais, o volume deveria ter superado 90%. Na comparação com a primeira safra, a colheita atingiu 54%, também em ritmo mais lento comparada às últimas safras.

O cenário de atraso é idêntico na colheita da soja, já que de toda a área estimada, apenas 60% foi colhida até a semana passada. Se o ritmo fosse o mesmo das últimas safras, o índice estaria acima de 70% no mesmo período. Quanto à exportação, nos dois primeiros meses do ano foram vendidas 799 mil toneladas do complexo soja, enquanto o milho somou 811 mil toneladas.

Com informações da Ascom/Seab


Últimas Notícias