Estiagem reduz projeção para a safra de soja na Argentina

Bolsa de Cereales estima queda acima de 42% em relação ao ciclo anterior

23/03/2023 às 07:45 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Pixabay

A Bolsa de Cereales divulgou um novo corte na produção de soja na Argentina para a safra 2022/2023. Segundo a estimativa atualizada, a área prevista para a temporada está estimada em 16,30 milhões de hectares, o que representa leve redução de 100 mil hectares frente à safra 2021/2022. Quanto à produção, houve redução de 13,79% em relação ao último relatório e 42,20% no comparativo com a safra passada, com isso, a projeção está em 25 milhões de toneladas.

Desde o começo da semeadura, o país vizinho tem sofrido com a falta de chuva e em fevereiro deste ano as precipitações ficaram bem distantes do necessário para a recuperação hídrica. Para se ter uma ideia, as lavouras em condições regulares ou ruins já ultrapassam os 75% das áreas, alta de 59 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), com a quebra na produção argentina e a estimativa de uma safra recorde em Mato Grosso, o estado deve ofertar sozinho mais soja que o país vizinho, o que pode suprir parte da demanda deixada pelos “hermanos”.

Com informações do Imea


Últimas Notícias