Clima: Rondônia, Pará e Mato Grosso devem ter chuva forte nesta quinta

Cenário está relacionado com altos índices de umidade e atuação da Zona de Convergência Intertropical

22/03/2023 às 14:30 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Dia deve ser de chuva na região Norte do país
Foto de capa: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta quinta-feira, dia 23 de março, previsão de chuva espalhada na maior parte do país, em razão da combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Os maiores acumulados devem ser registrados entre Rondônia, Mato Grosso e Pará, com volumes que podem ultrapassar os 50mm por conta de um vórtice ciclônico formado em níveis médios da atmosfera e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Já na região Sul, o destaque é a atuação de uma frente fria que deve provocar temporais no Rio Grande do Sul, com potencial para queda de granizo no oeste do estado. Os maiores acumulados, no entanto, só devem ser registrados nas áreas de fronteira entre o estado e o Uruguai.

No litoral entre Santa Catarina e Paraná, há possibilidade de chuva significativa durante todo o dia em razão da circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra à costa, mas os volumes não devem passar de 40mm.

No Centro-Oeste, a chuva não deve ser volumosa em Mato Grosso do Sul, mas pode ser forte e acompanhada por queda de granizo no oeste do estado devido à proximidade com uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.

Com informações da X Weather Meteorologia
Foto de capa: Marcelo Casal/Agência Brasil


Últimas Notícias