Pesquisa indica volume ideal de água para produção de leite

Resultado de animais em confinamento foi o mais positivo entre 1.200 fazendas

21/03/2023 às 09:05 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um estudo divulgado nesta semana pela Embrapa mostra quanto cada vaca leiteira criada a pasto, no semiconfinamento e no confinamento consome e gasta de água diariamente. O levantamento inclui o uso de água para lavagem da sala de ordenha, por exemplo.

“Em um sistema a pasto as vacas em lactação bebem em torno de 64 litros de água ao dia. Já no semiconfinado, são 48 litros de água por vaca em lactação ao dia e, no confinado, 89 litros. Esse consumo das vacas em lactação é influenciado por sua produtividade de leite. A pasto, a produtividade média foi de 17,6 litros de leite por vaca ao dia; no semiconfinado, 14,4 e, no confinado, 25 litros”, diz o estudo.

 

Significa, por exemplo, que uma vaca em sistema confinado

consome 8 litros de água ao dia a mais do que uma vaca a pasto

e produz uma quantidade maior de leite - 7,4 litros adicionais.

 

Em relação ao consumo de água por litro de leite ao dia, os valores para os três modelos de produção variaram de 3,3 (a pasto) a 3,8 (confinado) litros de água por litro de leite ao dia.

Para a lavagem da sala da ordenha, os valores de referência foram 17 litros de água por vaca em lactação ao dia para os produtores que mantêm os animais no pasto; no semiconfinado e confinamento, foram 20 e 21 litros de água, respectivamente.

Quando se fala em eficiência hídrica do produto leite, o confinamento foi o mais eficiente – um litro de água por litro de leite produzido ao dia. No  semiconfinado, o consumo foi maior – 1,5 litro por litro de leite. No sistema a pasto, o valor foi de 1,2 para cada litro de leite produzido.

A pesquisa foi feita pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Paulo e teve como referência o programa Boas Práticas Hídricas, que exige a instalação de hidrômetros de medição do consumo de água nas fazendas. Foram analisadas cerca de 10 mil leituras dos hidrômetros de 1.200 produtores que fornecem leite para a empresa Nestlé, no período de 2021 e 2022, dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

 

Com informações da Embrapa

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi
 


Últimas Notícias