Imagem: Pixabay
Nesta segunda-feira (20), a partir das 18h25 (horário de Brasília), começa o Outono no Hemisfério Sul, que segue até às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Brasil, o período é marcado pelas chuvas mais escassas no interior do país, principalmente no semiárido nordestino.
Já na parte norte das regiões Nordeste e Norte brasileiras, as precipitações ainda são bastante frequentes, especialmente se houver a persistência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) ao sul de sua posição climatológica.
Além disso, o outono também é caracterizado por incursões de massas de ar frio que saem do sul do continente e provocam a queda dos termômetros, principalmente no Sul e em parte da região Sudeste do país.
Nessa estação é possível observar as primeiras formações de fenômenos climáticos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas no Sul e Sudeste, bem como em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul, além de friagem no sul da região Norte e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até no sul de Goiás.
Ainda hoje, a chuvarada não deve dar trégua aos produtores agrícolas. Confira mais informações com Diulian Marques no Agroclima:
Com informações do Mapa e X Weather Meteorologia