Criadores de cavalo Mangalarga realizam simpósio em São Paulo

Encontro será neste final de semana e reunirá grandes nomes da equinocultura brasileira

17/03/2023 às 09:46 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: ABCCRM

Neste sábado (18) e domingo (19) no município de Tatuí (SP), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) vai realizar o "Simpósio da Raça Mangalarga 2023". O encontro reunirá criadores, proprietários, competidores, profissionais e grandes nomes da equinocultura brasileira, a partir das 8h (horário de Brasília), no Centro Hípico de Tatuí. 

Com mais de 5,7 milhões de cabeças, o Brasil tem o 4º maior plantel de cavalos do mundo, e de acordo com a Organização das Nações Unidas, estima-se que a indústria nacional do cavalo movimente R$ 30 bilhões por ano.

“Debateremos o momento atual da Raça Mangalarga e o futuro da nossa criação. Em mesas de debates, que contarão com importantes especialistas do setor, discutiremos sobre Mercado, Função, Marcha e Morfologia”, destaca o presidente da Associação do Cavalo Mangalarga, Eduardo Rabinovich.

Mesas de debate

O tema "mercado" será debatido em uma mesa moderada por Fernando Tardioli, com duas apresentações. O professor Roberto Arruda, da ESALQ/USP, irá apresentar dados do ‘Agronegócio do Cavalo no Brasil’ e o professor Aluísio Marins, da Universidade do Cavalo (Sorocaba/SP), discorrerá sobre a relação entre ‘Mercado e Função dos Equinos’. Em seguida, os componentes da mesa irão debater sobre as especificidades da raça frente ao mercado, com a participação de Lucas Schiavi e João Paulo Fagundes.

O campeão brasileiro de Equitação de Trabalho, Jorge Eustáquio, demonstrará técnicas e debaterá ‘Função’, na mesa que será moderada por Rodrigo Pedrosa Sampaio, e ainda contará com os integrantes Camila Glycério, Silvio Torquato e Guilherme Ferreira, jurado da Federação Equestre Internacional (FEI).

Já para debater "marcha", serão apresentados animais montados e, posteriormente, será formada a mesa de debates, moderada por Eduardo França, com a participação de Alessandro Procópio, José Rodolfo, Renato Junqueira e Ricardo Urbano.

O tema "morfologia" será discutido seguindo as mesmas diretrizes da Marcha, e moderado por Eduardo Silvestri Ribeiro, que estará acompanhado pelos especialistas Adaldio José de Castilho, Marcelo Leite Vasco de Toledo, Benedito Carlos da Silva e José Roberto Pires de Campos Filho.

Com informações da ABCCRM
Foto de capa: ABCCRM


Últimas Notícias