
As cotações da cenoura subiram na semana passada na região produtora de São Gotardo (MG). A valorização é consequência da oferta reduzida, causada pelas fortes chuvas registradas no momento de desenvolvimento das raízes. Por conta do elevado índice pluviométrico, as cenouras não se desenvolveram adequadamente, crescendo com doenças, o que resultou em descarte elevado das raízes.
Além disso, sem luminosidade, o desenvolvimento foi interrompido, ocasionando cenouras mais finas e com menor valor agregado.
De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) entre 6 e 10 de março, a cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 90,00 a caixa de 29 kg, avanço de 12,5% frente à da semana anterior.
Com informações do Cepea
Foto: Seab