Movimentação de produtos no terminal portuário de Porto Murtinho deve superar 700 mil toneladas em 2023

Alta se deve principalmente pela soja, que mesmo com atraso na colheita, deve ter rendimento superior

19/03/2023 às 17:11 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:

As exportações de produtos pelo terminal portuário de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, devem bater recorde em 2023, superando as 700 mil toneladas. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc), em nota. Até o momento, os envios de soja, principal produto comercializado, movimentaram 122.400 toneladas e a previsão de contrato até o final do ano, já chega a 675 mil toneladas. Ano passado o volume de envios de soja e açúcar movimentaram 300 mil toneladas.

Com a quebra da safra de soja da Argentina motivada pela estiagem, e que não deve ter uma produção superior a 27 milhões de toneladas, a projeção é de que Mato Grosso do Sul exporte mais do grão ao país vizinho, que recebe a carga do porto de Porto Murtinho. Outro fator que contribui para o bom desempenho é a melhoria das condições de navegação, já que tem chovido bastante no estado.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc), Jaime Verruck destaca a importância desta retomada da movimentação de cargas. "É um momento positivo para o MS, já que o transporte pela hidrovia tem menor custo e permite a redução no tráfego de caminhões pela rodovia", frisou.

A movimentação de cargas é feita pelo Terminal Portuário do Grupo FV que foi inaugurado em 2020, apostando na hidrovia como estratégia de escoamento de grãos. O terreno do terminal abrange 50 ha, com 26 ha de área útil, sendo 500 metros de frente para o Rio Paraguai. A capacidade de fluxo de embarque é de mil toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar, assim como a importação de fertilizantes.

Crédito da imagem: Toninho Ruiz
Informações: Assessoria Semadesc


Últimas Notícias