Pernambuco reforça orientações contra a Influenza Aviária

Agentes de governo reuniram-se para discutir medidas que podem ser adotadas

14/03/2023 às 14:03 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Mapa

A SFA-PE (Superintendência de Agricultura e Pecuária em Pernambuco) tem intensificado as ações de monitoramento e fiscalização das criações comerciais e de subsistência de aves no estado. Embora o Brasil nunca tenha registrado casos de influenza aviária, produtores e responsáveis técnicos estão sendo orientados, por meio de reuniões com representantes do setor e da Avipe (Associação Avícola de Pernambuco), sobre os riscos da doença e a importância de manterem o nível de atenção máximo para seus plantéis.

Uma das preocupações da superintendência é com as propriedades localizadas no entorno dos sítios de rotas de aves migratórias, como a Coroa do Avião, Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Durante todo o ano, milhares de aves passam por essas áreas e podem interagir com as espécies domésticas. Com o foco na sanidade das criações de subsistência, neste mês, a fiscalização vai percorrer as propriedades e coletar amostras (soro, suabes de traquéia e cloaca) para testes sorológicos.

Foto: Edilson Junior/SDA-PE

Na semana passada, o superintendente da SFA-PE, Carlos Ramalho, e a chefe do SISA-PE, Vânia Lúcia Santana, estiveram com o secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Aloísio Ferraz, e o presidente da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco), Paulo Roberto Lima. O encontro teve como objetivo detalhar as informações disponíveis sobre influenza aviária na América do Sul e reforçar a necessidade de intensificação das ações. À Adagro cabe, por exemplo, a fiscalização das granjas comerciais e as coletas de material sorológico, bem como a verificação do cumprimento das normas previstas na IN 56.

Segundo a agência, Pernambuco é quarto maior produtor de ovos e o oitavo maior produtor de frangos do Brasil, além de ser destaque no setor na região Nordeste. Ao todo, são produzidos 12 milhões de ovos por dia e 14 milhões de frangos por mês. A produção acontece em mais de 60 municípios do estado, com geração de 160 mil empregos.

Com informações do Mapa


Últimas Notícias