Morre o ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos

Político descobriu um câncer de estômago há um mês 

14/03/2023 às 10:12 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Morreu na noite desta segunda-feira (13) o político e ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos. Ele estava com um câncer de estômago, descoberto há um mês, segundo nota divulgada pela família. 

Padilha havia sido internado em estado grave no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na manhã do sábado (11). 

O ex-ministro da Casa Civil passou pelo Legislativo e pelo Executivo e foi peça fundamental nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) . 

O velório ocorrerá na quarta-feira, dia 15, a partir das 10 horas (horário de Brasília) no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, e será aberto ao público. Depois das 17 horas, o corpo será levado ao Angelus Memorial e Crematório para uma cerimônia restrita aos parentes.

Eliseu Padilha deixa mulher, seis filhos e cinco netos.

Quem é Eliseu Padilha

Nascido em Canela (RS), em 1945, Padilha formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), filiou-se ao MDB em 1966, nos primeiros anos da ditadura militar, e tornou-se prefeito do município de Tramandaí, no litoral norte gaúcho, no ano de 1989 - depois da abertura democrática.

Após completar seu mandato na prefeitura, Padilha migrou para o Congresso, ocupando uma cadeira de deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul ininterruptamente por 16 anos, entre 1995 e 2011, e depois por mais dois anos, entre 2013 e janeiro de 2015. Ainda em 1997, assumiu o Ministério dos Transportes no governo FHC. Manteve-se no cargo até 2001.

O político voltou ao governo federal por mais um ano como ministro da Secretaria de Aviação Civil em 2015, na gestão Dilma. No governo de Michel Temer, foi Ministro-Chefe da Casa Civil entre 2016 e 2019 e ocupou interinamente o cargo de Ministro do Trabalho por cinco dias, entre 5 e 9 de julho de 2018.

Nota Oficial

 

Com informações e foto da Agência Brasil
 


Últimas Notícias