Chuva intensa atrapalha as atividades em campo nesta segunda-feira

Condição deve-se manter até o final do verão

13/03/2023 às 04:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A segunda-feira (13) começa com bastante chuva e temporais no Centro-Oeste do país. Os maiores volumes são previstos para o centro-norte do Mato Grosso, além de Goiás, no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul intercalando com aberturas de sol. A condição deve-se manter até o final do verão. 

Na região Sul, o Rio Grande do Sul enfrenta a última onda de calor da estação, com temperaturas na casa dos 40 graus na parte oeste e oscilando entre 37 e 38 graus em áreas centrais. Já no Paraná e em Santa Catarina os temporais persistem, inclusive com potencial de transtornos. 

A semana começa com influência de áreas de instabilidades no Sudeste do país. Com chuva forte em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O maior impacto está no aumento de doenças e dificuldades das atividades em campo, já que o solo está encharcado e a chuva ainda é volumosa.

No Nordeste a chuva aumenta nesta semana. Há previsão de acumulados altos e aumento de umidade em solo de 10 a 20%. Aos poucos, os períodos de chuva se instalam na região, conforme se aproxima o outono.

A situação é semelhante na região Norte, isso porque a chuva fica mais forte sobre o Pará, Tocantins e Amapá. Os acumulados ficam na ordem de 60 a 80 milímetros e a colheita da soja tende a diminuir neste período. 

Assista a previsão completa no Agroclima:

Com informações da Climatempo

Foto capa: Elaine Silva
 


Últimas Notícias