Fazenda de MG recebe certificação de agricultura regenerativa

Empresa de Patrocínio é a primeira do mundo a possuir o documento

11/03/2023 às 05:50 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, de Patrocínio (MG), é a primeira produtora de café no mundo a receber a certificação de agricultura regenerativa concedido em um programa internacional que aposta na garantia de saúde à terra e o cuidado o trabalhador.

Concedido pela empresa britânica Control Union, presente em mais de 70 países, o certificado reconhece as boas práticas e o uso da tecnologia, aliada às ações sustentáveis com foco na agricultura regenerativa. 

A técnica atua na restauração do solo degradado, melhoramento da biodiversidade entre polinizadores, como abelhas e borboletas, e aumento da captura de carbono no solo.

As vantagens são a redução do uso de insumos químicos, produção de alimentos com melhor qualidade, diminuição dos custos produtivos, equilíbrio do bioma e redução das emissões de carbono.

“Inicialmente diminuímos a utilização dos defensivos químicos para possibilitarmos a regeneração da vida biológica do solo e plantas na fazenda, mas ao perceber os benefícios gerais na lavoura, resolvemos profissionalizar os trabalhos voltados para agricultura regenerativa e contratar uma consultoria para então obter a certificação”, diz Fernando Nogues Beloni, diretor da produção cafeeira.

“Essa primeira certificação mundial é um orgulho para nós. É o compromisso de avançar ainda mais no caminho da sustentabilidade e da produção consciente pela preservação e equilíbrio da agricultura com o meio ambiente”, afirma Beloni.

 

Foto de capa: Divugação/Agrobeloni
 


Últimas Notícias