Calor e umidade favorecem praga na cultura da erva-mate

Ataque do ‘besouro corintiano’ impede a circulação da seiva e causa a morte da planta

18/03/2023 às 19:13 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Rodolfo Buhrer

O período de outubro a março requer atenção dos produtores de erva-mate quanto ao ataque da broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), também conhecida como besouro corintiano. Essa é a principal praga que atinge a cultura e se multiplica nesta época do ano devido ao clima quente e úmido.

Para descobrir se um erval está sob ameaça, o monitoramento periódico, principalmente entre os meses de novembro a março, é crucial. Isso porque as larvas do besouro constroem galerias no tronco que impedem a circulação da seiva, o que pode causar a morte da planta.

Foto: Francisco Santana/Embrapa

O besouro adulto mede, aproximadamente, 2,5 centímetros de comprimento, com o corpo de coloração preta, recoberto por pelos brancos. Durante o processo de perfuração, a larva vai compactando atrás de si a serragem, que lhe serve de proteção, e, quando expelida para fora da planta, denuncia a presença da praga. Os adultos vivem muito tempo e estão presentes em maior número entre os meses de outubro e maio.

Combate

Por ser um produto consumido in natura, o uso de biodefensivos é uma alternativa para controlar a praga de forma sustentável. Segundo a pesquisadora da Embrapa Florestas, Susete Chiarello Penteado, o uso do biodefensivo Bovemax EC, por exemplo, é uma medida efetiva no controle da praga e tem se mostrado fundamental para a sanidade dos ervais e, consequentemente, para o equilíbrio econômico de toda a cadeia produtiva.

O produto tem como ingrediente ativo esporos do fungo Beauveria bassiana, que provoca a morte dos insetos, além de ser o único com registro junto ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para uso na erva-mate. A aplicação deve ser feita duas vezes ao ano, durante a época de maior reprodução dos insetos no período das águas.

Produção

De acordo com o último levantamento do Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva-Mate), a produção brasileira da cultura envolve mais de 19 mil propriedades. Em 2021, o setor movimentou R$ 175 milhões em valor de produção e registrou uma área colhida superior a 39 mil hectares.

Os estados da região Sul seguem no topo do ranking dos produtores mais importantes do país. O Paraná, por exemplo, detém 87,4% da produção nacional, segundo dados do IBGE.

Com informações da Climatempo


Últimas Notícias