Lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento na safra 22/23

Chuvas favoreceram o plantio em diversas regiões do país, segundo a Conab

20/02/2023 às 18:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Divulgação/Mapa

O Boletim de Monitoramento Agrícola, elaborado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), revela que as lavouras brasileiras estão em boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023, exceto o Rio Grande do Sul, parte da Bahia e de Minas Gerais. Ainda de acordo com o estudo, a safra atual tem evoluído de forma parecida ou acima da média nos principais estados produtores do país, o que indica um bom potencial produtivo das lavouras de soja e milho 1ª safra.

Para chegar aos resultados, o estudo avalia a situação agrometeorológica e o comportamento dos índices de vegetação obtidos a partir de dados de clima, da fenologia e do sensoriamento remoto para analisar a condição do desenvolvimento das áreas cultivadas em diversas regiões produtoras.

Foto: Pixabay

Dados mais recentes mostram que os maiores volumes de chuva na primeira quinzena de fevereiro ocorreram na região Norte e em parte das do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, favorecendo o desenvolvimento das lavouras e o início da segunda safra de grãos. Por outro lado, o excesso de precipitações em algumas áreas causaram danos pontuais às lavouras e interromperam as operações de colheita da primeira safra.

Ainda de acordo com o boletim, os menores índices pluviométricos foram registrados em parte da região Nordeste, Sudeste e no Rio Grande do Sul. No Matopiba - área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - o menor volume de chuvas foi suficiente para a demanda hídrica das lavouras e favoreceu o início da colheita de primeira safra. No estado gaúcho, as chuvas foram irregulares. Devido às altas temperaturas, a condição de restrição hídrica, principalmente para as lavouras em floração e enchimento de grãos permanece.

Com informações da Conab


Últimas Notícias