Gripe aviária: Mato Grosso do Sul reforça vigilância na fronteira com a Bolívia

Ações informativas serão realizadas em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária

15/02/2023 às 17:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Semadesc

Depois de países vizinhos notificarem a ocorrência de gripe aviária, o governo de Mato Grosso do Sul, em conjunto com Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura de MS) irá disparar informações sobre a doença e alertar produtores rurais e a população em geral com o objetivo de manter o Brasil como área livre da doença.

Em reunião do Gease-MS (Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul) realizada na quarta-feira (15), foi definido que, além de campanha preventiva de conscientização e esclarecimento sobre a gripe aviária e os cuidados que devem ser tomados, será reforçada e intensificada a fiscalização sanitária na região da fronteira do com a Bolívia.

A Iagro (Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal) já designou servidores para atuarem na fronteira. A partir desta quinta-feira (16), o órgão vai intensificar a vigilância e fiscalização no Posto Esdras e no Buraco das Piranhas (Base da PMA), seguindo as orientações do protocolo do Mapa.

O superintendente da SFA/MS, Celso Martins, destaca que o Brasil é reconhecido internacionalmente como área livre de gripe aviária, no entanto, desde o ano passado, tem surgido focos em áreas distantes. “Fomos cercados pela presença da doença na Venezuela, Colômbia e Bolívia. Para mantermos esse status é necessário informar corretamente os produtores rurais e a população em geral sobre a doença e intensificar a fiscalização para barrar a entrada de aves”, pontua.

A doença

A Influenza Aviária é viral e atinge aves domésticas e silvestres, com alto nível de contágio. Apesar de casos registrados em humanos, ela não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos.

Segundo o Mapa, o período de maior migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril. Por isso, neste momento, o trabalho que tem sido realizado é o aumento das ações de vigilância pelo serviço veterinário oficial e órgãos ambientais, bem como o reforço das medidas de biosseguridade nas granjas pelos produtores, com o intuito de detectar rapidamente o eventual ingresso da doença no país e mitigar os riscos de sua disseminação.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil. A orientação do governo federal é de que produtores rurais, técnicos agrícolas e criadores fiquem em alerta com relação a sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre.

Em Mato Grosso do Sul, qualquer suspeita da doença pode ser comunicada à Iagro via Whatsapp (67) 99961-9205, ou pela internet na plataforma e-Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária).

Com informações do governo de Mato Grosso do Sul


Últimas Notícias