
A chegada de uma frente fria e o intenso calor e vem fazendo há semanas sobre o Rio Grande do Sul ajudaram a formar nuvens muito carregadas que provocaram temporais, com muita chuva e ventania. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 74,2 mm em Canela na noite da terça-feira (14), em apenas 2 horas de chuva. O total acumulado em 12 horas foi de 81 mm.
Teutônia acumulou 76 mm em poucas horas. Em Porto Alegre choveu quase 65 mm em 24 horas, o que representa mais da metade da média de chuva normal para fevereiro, que é de 110,8 mm.
Vários locais do Rio Grande do Sul acumularam mais de 50 mm de chuva durante esta terça-feira, segundo o Cemaden.
Cidades onde mais choveu:
Eldorado do Sul: 97,7 mm
Porto Alegre: 89,1 mm
Teutônia: 85,4 mm
Caxias do Sul: 73,6 mm
Venâncio Aires: 70,2 mm
Redentora: 64,2 mm
Estrela 57,4 mm
Santa Maria: 54,0 mm
Alvorada: 52,6 mm
Mais chuva até a sexta-feira
Infelizmente as áreas muito secas no Sul e no Oeste gaúcho receberam muito pouca chuva até o momento, com volumes que em geral não passaram dos 10 mm acumulados em 24 horas.
A previsão para esta quarta-feira ainda é de chuva em quase todo o estado, exceto para a região de Uruguaiana. Para quinta-feira, as condições para chuva são ainda maiores com a aproximação de outra frente fria. AInda há chance de chuva para grande parte do estado na sexta-feira.
No fim de semana de Carnaval, o ar frio e seco de origem polar entra no estado e deixa o tempo firme, com sol e temperatura bastante amena para esta época do ano.
*Com informações da Climatempo, Cemaden e Inmet
Foto de capa: www.climaaovivo.com.br