Santa Catarina deve colher 570, 8 mil toneladas de maçã

Volume pode representar mais da metade da produção total do país

15/02/2023 às 16:20 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Imprensa/SAR

Considerado o maior estado produtor de maçã do Brasil, na última sexta-feira (10), Santa Catarina iniciou a colheita da fruta nas regiões produtoras. A expectativa é que esta temporada atinja o volume de 570,8 mil toneladas, o que representa mais da metade da podução nacional, com 15,3 mil hectares plantados.

As principais variedades de maçã produzidas são a Gala e Fuji. O estado catarinense conta com, aproximadamente, três mil produtores, sendo a maior parte agricultores familiares oriundos das regiões de São Joaquim e Fraiburgo. 

Economia

Em valores brutos da produção, a maçã contribui com cerca de 50% da fruticultura estadual, um total de R$ 570 milhões. Para a armazenagem, distribuição e comercialização em mercados atacadista e de varejo, há o envolvimento de outros serviços, que ampliam a contribuição da cadeia produtiva e de comercialização da fruta para mais de R$ 2,5 bilhões anuais na economia catarinense.

Diferencial 

Há 10 anos, Santa Catarina conseguiu erradicar a Cydia pomonella, considerada o pior inseto praga da fruticultura, também conhecida como traça da maçã. O estado é a única região do mundo a eliminar a praga que pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais. A abertura de mercados é apenas um dos resultados obtidos após a erradicação, pois a qualidade geral dos frutos também é preservada, uma vez que não é necessário o uso de inseticidas para o controle da doença nos pomares.

Com informações da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias