Tarifa da Ferrovia Norte-Sul é reajustada em 5%

Decisão refletirá no preço do transporte de produtos agrícolas

02/02/2023 às 21:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Governo Federal

O Ministério do Transporte publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2), a homologação do reajuste de 5,03% da tabela tarifária da ferrovia Norte-Sul. A decisão de alterar os preços partiu da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Além da fórmula usada no cálculo da tarifa, a Decisão nº 17 apresenta uma tabela com valores a serem cobrados para cada tipo de mercadoria: adubos e fertilizantes; cimento, cal e clinquer (matéria prima básica de diversos tipos de cimento); açúcar; óleo vegetal; grãos e farelos; combustíveis; algodão, entre outros.
A decisão inclui ainda os valores a serem cobrados por contêineres cheios e vazios, de 20 e de 40 pés, bem como a tarifa que será cobrada para direito de passagem.

História

A Ferrovia Norte-Sul foi idealizada com o objetivo de ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, por meio da qual as principais malhas ferroviárias seriam interligadas, facilitando o escoamento da produção nacional e permitindo a conexão entre diversas regiões produtoras e os grandes portos do país.

As primeiras discussões sobre a construção da ferrovia foram feitas em 1985 e tinham como maior entusiasta o então presidente da República José Sarney.

Após ser concluída, a ferrovia terá mais de 4 mil quilômetros e cortará o país de forma longitudinal, indo do Rio Grande do Sul até o Pará, passando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e fazendo interligações para o Nordeste, em especial, o Maranhão.

Com informações da Agência Brasil


Últimas Notícias