Agricultores de Minas Gerais receberão sementes de feijão para plantio

A expectativa é atender mais de 20 municípios em todo o estado

30/01/2023 às 09:07 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Sebastião de Araújo/Embrapa

Na sexta-feira passada (27), a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Minas Gerais começou a distribuir sementes de feijão. A primeira unidade regional contemplada foi Unaí, com 2.650 pacotes de sementes do tipo carioca. A operação será feita em parceria entre extensionistas da empresa e as prefeituras para que sementes cheguem a tempo e em boas condições aos agricultores familiares mais carentes.

Ao todo, 14 municípios serão beneficiados: Arinos, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí e Uruana de Minas

“Essa ação faz parte da atuação da Emater-MG para garantir segurança alimentar e nutricional para essas famílias. Nós estamos falando de 51 mil embalagens de sementes para o consumo dessas famílias, além da geração de renda com a venda dos grãos excedentes”, explica o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini.

O plantio da segunda safra de feijão em Minas, que vai até o início de março, permite realizar a colheita em cerca de 90 dias, ou seja, em junho. Nesta semana, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, outras 12 regionais da Emater-MG receberão as sementes: Montes Claros, São Francisco, Januária, Janaúba, Salinas, Almenara, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Guanhães, Capelinha e Diamantina.

De acordo com o diretor administrativo, a expectativa é que na primeira quinzena de fevereiro, todas as 32 regionais tenham recebido todo o material. “Dessas unidades regionais, as sementes serão redistribuídas para os municípios, onde os nossos extensionistas, junto ao poder público municipal e lideranças locais, selecionarão as famílias mais necessitadas”, pontua.

Com informações da Emater-MG


Últimas Notícias