Caxias do Sul realiza 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais

Inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro e o resultado final será divulgado em março

30/01/2023 às 09:01 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Foto: CNA

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul. Produtores podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro. A peças serão avaliadas três categorias: Queijos Artesanais Coloniais, Queijos Artesanais Serranos e Outros Queijos Artesanais e Queijos Artesanais Autorais.

Podem participar agroindústrias familiares de queijos artesanais das regiões de Serrana e dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, em que seus produtos estejam submetidos a algum tipo de inspeção oficial (federal, estadual e/ou municipal, bem como suas equivalências). As agroindústrias familiares poderão inscrever no máximo uma amostra de queijo por categoria.

E julgamento dos queijos será no dia 24 de fevereiro, no Cevitis (antiga Fepagro), em Fazenda Souza. Os avaliadores são técnicos e profissionais reconhecidos no mercado, especialmente convidados para a ocasião.   

Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus Ouro, Prata e Bronze. A premiação será entregue durante a Festa das Colheitas, no Seminário Regional "Valorização dos queijos artesanais e das agroindústrias familiares em Caxias do Sul", que ocorrerá no dia 3 de março, no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva.

Serviço

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 15 de fevereiro, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), localizada na Rua Moreira César, 1.686, bairro Pio X, ou nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar, mediante preenchimento de ficha de inscrição e retirada do regulamento. 

As amostras de queijos (peças inteiras de no mínimo 1 kg) precisam ser entregues na Smapa nos dias 22 e 23 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3804. O Concurso conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Com informações da Emater/RS

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista 
 


Últimas Notícias