Aprosoja lamenta falecimento de Ismael Perina Júnior

Vice-presidente do Instituto Pensar Agro era referência no setor sucroenergético brasileiro

26/01/2023 às 17:42 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta quinta-feira (26), a Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) emitiu nota de pesar sobre o falecimento do produtor, agrônomo, empresário Ismael Perina Júnior.

Considerado uma das grandes lideranças na cadeia produtiva do setor sucroenergético, Perina foi presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul), presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, presidente do Consecana-SP (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo), vice-presidente do Sicoob Coopercredi-SP e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, entre outras funções. Leia a nota na íntegra:

"Diretores e funcionários da Associação Brasileira dos Produtores de Soja e de suas associadas estaduais lamentam com profundo pesar o falecimento de Ismael Perina Júnior, vice-presidência do Instituto Pensar Agro (IPA).

Engenheiro agrônomo e produtor de cana de açúcar, Ismael Perina Júnior deu contribuição importante para o desenvolvimento do agro brasileiro com participação ativa na representação de classe.

Foi presidente da Orplana entre os anos 2007/2012, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, vice-presidente do Sicoob Coopercredi-SP e membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP.

Aos familiares e amigos as nossas mais sinceras condolências."

Nascido em Jaboticabal, interior de São Paulo, neto e filho de produtor rural, Perina iniciou a carreira aplicando os conhecimentos da formação em Agronomia na propriedade rural da família, no início dos anos 1980. Em mais de 35 anos de trajetória profissional, desenvolveu técnicas inovadoras de plantio e manejo, bem como na defesa da sustentabilidade econômica e social, ações destacadas pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), que também se manifestou por meio de nota. Confira:

"O agrônomo foi defensor da sustentabilidade no plantio da cana, como a adoção da rotação de cultura, técnica de manejo que ajuda na fixação de nitrogênio no solo, bem como contribui para a diversificação da cadeia produtiva.

No associativismo, sua voz colocou em pauta, entre outros temas relevantes, a contribuição dos pequenos e médios produtores para a economia dos municípios. A característica dessa cadeia produtiva, dizia ele, é trazer sustentabilidade econômica e social para as cidades próximas aos produtores.

Com imensa tristeza, a Unica, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade e o sentimento de pêsames à família de Ismael Perina Júnior, com a certeza de que deixou um grande legado para o país."

Ismael Perina Júnior tinha 59 anos e faleceu na última terça-feira (24), deixando dois filhos e esposa.

Foto de capa: Divulgação/Unica


Últimas Notícias