Preço da arroba do boi e vaca gordos atinge diferença recorde

Cenário resulta da sustentação do valor do animal macho e queda da cotação da fêmea

26/01/2023 às 16:13 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Wenderson Araújo/CNA-Senar

Em 2023, a diferença média entre os preços das arrobas dos animais machos e fêmeas prontos para abate no mercado pecuário paulista atingiu o maior patamar para um início de ano. Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostram que, na parcial de janeiro, até o dia 24, a distância entre o valor médio dos animais é de expressivos R$ 23,48 por arroba, com vantagem para o macho.

Segundo a instituição, no caso da vaca, esta é a maior diferença registrada na série histórica mensal do Cepea para o mês de janeiro desde 2000. Esse cenário se deve à sustentação dos preços do animal macho e também à queda dos valores da fêmea. De dezembro do ano passado para a parcial deste mês, enquanto a arroba do boi gordo no mercado paulista apresenta desvalorização nominal de 2,7%, o preço da vaca registra queda mais intensa, de 4,31%.

De acordo com pesquisadores do Cepea, no caso do boi, os valores são sustentados pela forte demanda internacional pela carne, sobretudo por parte da China. Já a carne de vaca destina-se especialmente ao mercado brasileiro que, neste momento, atravessa um período de demanda enfraquecida, tendo em vista o fragilizado poder de compra de grande parte da população, com frigoríficos regionais focados nesse mercado.

Com informações do Cepea


Últimas Notícias