SC é o maior produtor e exportador de codornas da América Latina

Frigorífico catarinense é o único brasileiro a obter selo para exportação

29/01/2023 às 10:11 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Santa Catarina se tornou o maior produtor e exportador de codorna na América Latina, além de ter o único frigorífico catarinense habilitado para exportação da proteína.

O frigorífico Good Alimentos S.A está localizado na cidade de Coronel Freitas, no  oeste catarinense, e foi a única a receber habilitação do Selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para exportação de codornas.

“A Good Alimentos deverá destinar metade da sua produção para o mercado externo, que é equivalente a R$ 10 milhões em 2023. As exportações deverão atingir mais de 20 países, incluindo o Oriente Médio, Américas e Ásia onde a empresa Villa Germania Alimentos SA, sua coirmã/coligada, tem participação importante com as proteínas de pato e frango orgânico”, destaca via assessoria o presidente da Villa Germania e da Good Alimentos, Marcondes Aurélio Moser.

Estrutura e produção

Possui uma cadeia produtiva completa, desde a seleção genética das matrizes e incubatório até o abate. Conta com uma unidade integrada em uma área total de 360 mil m². Com uma produção de 17 mil codornas por dia, o frigorífico tem capacidade de ampliar a produção para 25 mil codornas por dia, o que será possível com o início das exportações.

Codorna

A ave possui forma semelhante à de uma galinha, mas em proporções menores. Elas são de pequeno porte e têm corpo camuflado com pigmentação marrom. O peso varia de 120 a 130 gramas.

São aves resistentes e se adaptam a diversas condições ambientais, mas se desenvolvem bem melhor em clima estável, com temperatura de 25 graus. Não gostam de ventos de sol e quando vivem soltas, têm o hábito de ficarem escondidas.

Com informações da assessoria 
Foto capa: Pixabay
 


Últimas Notícias