Um avião fez um pouso forçado na última quarta-feira (18), em uma plantação de soja na área rural de Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), após ser perseguido por um caça da FAB (Força Aérea Brasileira). Dentro da aeronave haviam 528,5 kg de cocaína.
Os radares da FAB detectaram uma aeronave sem plano de voo entrando no território nacional por volta das 7h20 que vinha do Paraguai. Quando o avião já sobrevoava a região oeste do estado de São Paulo, a Força Aérea ordenou que o piloto realizasse o pouso imediato em um aeroporto ou aeródromo da região. No entanto, o piloto não obedeceu, e dessa forma, um caça A-29 Super Tucano foi acionado para interceptação.
Também houve apoio do helicóptero da Águia da Polícia Militar que localizou a aeronave em uma plantação de soja. Quando as equipes policiais de solo chegaram no local, o piloto já tinha fugido em meio a lavoura.
No interior da aeronave, foram encontrados 272 kg de cocaína e 256,5 kg de pasta base de cocaína, totalizando 528,5 kg do entorpecente. A aeronave e a droga foram levadas para a sede da Polícia Federal de Marília.
Com informações da Polícia Federal
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista