Chuva se espalha pelo Nordeste e deve colocar cidades em situação de alerta

Nesta sexta-feira, há potencial para tempestades em áreas da região Norte brasileira

20/01/2023 às 04:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

A sexta-feira (20) começa com muita chuva e tempestades sobre o Piauí e Maranhão. Os municípios devem ficar em alerta devido ao elevado risco de transtornos. Chove bastante também entre o litoral do Ceará e Natal, na Bahia e entre o oeste e norte da região Nordeste. Nas demais regiões, céu nublado e com aberturas de sol.

No Norte, o dia será propício para a ocorrência de tempestades no sudoeste do Amazonas e Manaus. Em Roraima, Tocantins e Pará, as pancadas de chuva podem cair a partir da tarde, acompanhadas de descargas elétricas, inclusive em Boa Vista, Palmas e Belém.

No Paraná, a chuva segue concentrada na região litorânea e no interior do estado, mas com altas temperaturas. O mesmo cenário é previsto para o Rio Grande do Sul, com ar seco e sem previsão de chuva.

A circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera também favorece a formação de nuvens de chuva sobre o Centro-Oeste. O sol aparece ao longo da manhã, mas a partir da tarde pode dar lugar às pancadas de chuva, que podem provocar a queda de raios em ato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, inclusive nas capitais.

No Sudeste, as instabilidades se intensificam em São Paulo, como é o caso de Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas, podendo intercalar com aberturas de sol. O mesmo cenário está previsto para as áreas do centro-sul mineiro, onde há risco para temporais. Em Belo Horizonte e na Grande São Paulo, há risco de transtornos.

Veja mais informações no Agroclima, com Thauana Luares:

Com informações da Climatempo

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias