Frigoríficos brasileiros são habilitados pela China e Indonésia

Ano começou com a abertura para a exportação de algodão em pluma para o Egito 

19/01/2023 às 18:51 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi anunciado nesta quarta-feira (18) a habilitação de 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da possibilidade de derrubada da suspensão da exportação de três plantas para a China. 

De acordo com o ministro do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária ) Carlos Fávaro, o Brasil está desde 2019 sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China. A possibilidade de retirada da suspensão é para uma empresa de abate de bovinos e duas de aves. No caso da Indonésia, todas as novas habilitações são para plantas bovinas. 

Algodão

Além da abertura de mercado, também foi anunciada a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023, que é a de algodão em pluma para o Egito. As negociações para a abertura do mercado iniciaram em 2006 sendo intensificadas a partir de 2020, resultando finalmente agora na abertura do mercado.

Atualmente, o Egito importa cerca de 120 mil toneladas de algodão em pluma por ano, tendo como principais fornecedores Grécia, Burkina Faso, Benin e Sudão. Segundo o Mapa, o Brasil pode se beneficiar de uma janela de oportunidade entre os meses de julho e setembro, já que as exportações gregas só se iniciam em outubro. Estima-se que o Brasil tenha potencial para atender, a princípio, de 20% a 25% da demanda egípcia, calcula o ministério.

Com informações do Mapa 

Foto capa: Agência Brasil


Últimas Notícias