Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendem 238 quilos de carnes em Cuiabá

Foram encontrados indícios de comercialização de carne suína abatida de forma clandestina entre outras irregularidades

18/01/2023 às 09:40 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Polícia Civil/MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, apreendeu 238 quilos de produto de origem animal, entre carne bovina, suína, frango e linguiça em um açougue no bairro Jardim Santa Isabel em Cuiabá (MT).

A apreensão é resultado de uma operação de fiscalização de açougues suspeitos de comprarem carcaças e de fazerem a desossa e acondicionamento de produtos cárneos em embalagens com a sua própria marca. Os estabelecimentos investigados não possuem registro no órgão competente e, consequentemente, sem a adoção das técnicas de processamento previstas na legislação e do acompanhamento de fiscais do órgão.

No local, os policiais e fiscais encontraram indícios da comercialização de carne suína adquirida de abatedouro sem registro, havendo a suspeita de que se trata de animais de criadores locais abatidos de forma clandestina.

Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, os produtos de origem animal apreendidos terão que ser descartados pelo responsável pelo açougue, uma vez que não podem ser comercializados e nem utilizados para a alimentação humana por falta de inspeção.

“Foi instaurado procedimento investigatório para apurar se os produtos estavam impróprios para o consumo humano, podendo caracterizar crime contra as relações de consumo com pena de até 5 anos de prisão e multa”, disse o delegado.

Com informações da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso
Foto de capa: Polícia Civil/MT


Últimas Notícias