Governo de Mato Grosso cede à pressão e cancela taxa pós-vacina

Medida implicaria em imposto anual de quase R$ 50 milhões aos pecuaristas

18/01/2023 às 07:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Arquivo/Canal do Boi

Pecuaristas de Mato Grosso e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) celebraram uma importante conquista para o setor pecuário, a revogação do dispositivo da Lei de Defesa Sanitária que estabelecia a cobrança de uma taxa para produtores a partir da suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A retirada da cobrança, anunciada pela Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), é resultado da articulação entre parceiros do agronegócio, incluindo a associação, e autoridades políticas, encabeçadas pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União Brasil). A medida foi sancionada pelo governo mato-grossense. “A lei previa a cobrança de uma taxa toda vez que o produtor emitisse uma Guia de Trânsito Animal. Isso impactaria em quase R$ 50 milhões por ano para o criador. Foi uma luta incansável no final do ano de 2022 para que essa cobrança não entrasse em vigor neste ano”, afirmou o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro Júnior.

Para o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, a revogação da taxa é motivo de comemoração para todo o setor produtivo de Mato Grosso. “ A ABCZ parabeniza a iniciativa que vai de encontro a valorização do setor e garante que o pecuarista não sofra mais um impacto no atual cenário. Mais que posicionar-se a favor da pecuária, é imprescindível adotar medidas que resultem em ações como essa, que trazem resultados práticos”, pontuou.

Com informações da ABCZ


Últimas Notícias