Safra brasileira de arroz será menor em 2023, aponta a Conab

Segundo a entidade, produção total ficará na casa de 10 milhões e 350 mil toneladas

17/01/2023 às 08:45 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:

A safra brasileira de arroz será menor em 2023, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a entidade, a produção total ficará na casa de 10 milhões 350 mil toneladas, cerca de 430 mil a menos que no ano passado. A notícia acende o alerta na população, que sofreu com a falta do grão e a alta do preço, principalmente em 2020.

A tendência é de um rendimento maior, acima de sete toneladas por hectare. Porém a área de cultivo deve despencar nove por cento, até porque os problemas climáticos de 2022 prejudicaram a produção e desanimaram muito agricultor.

Feijão

No caso do feijão, o rendimento deve registrar um pequeno aumento e ficar acima de uma tonelada por hectare. Porém, a área de cultivo, ao que tudo indica, vai cair quase dois por cento, para a casa de dois milhões e 800 mil hectares.

A média dessa conta deve ser uma safra de dois milhões 964 mil toneladas, 26 mil a menos que em 2022. Isso na soma de todas as colheitas, já que o feijão é considerado uma cultura de ciclo curto.

Com informações da Conab
Foto de capa: Wenderson Araujo


Últimas Notícias