Agricultores familiares de Minas Gerais receberão sementes de feijão

Recursos foram obtidos por meio de emendas de deputados da bancada mineira na Câmara Federal

16/01/2023 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Sebastião de Araújo/Embrapa

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Minas Gerais vai distribuir sementes de feijão de alta qualidade para 53 mil agricultores familiares, de várias regiões do estado. O material foi adquirido por meio de licitação, com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca, e o plantio deve ocorrer entre fevereiro e o início de março. Segundo a entidade, as sementes já estão sendo embaladas e a logística de distribuição para os beneficiados está em processo de organização.

O diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini, explica que a operação será feita por meio de uma parceria entre os extensionistas da empresa e as prefeituras para que as sementes cheguem ao destino a tempo e em boas condições. "Essa ação faz parte da atuação da Emater-MG para garantir segurança alimentar para essas famílias", destaca.

Semeadura

O plantio da segunda safra de feijão em Minas, que vai até o início de março, permite colher o produto em cerca de 90 dias, ou seja, em junho. O diretor da Emater-MG afirma que, dependendo da qualidade do solo e dos cuidados de manejo, o rendimento pode ser de até 100 quilos de feijão por pacote de dez quilos de sementes. "Esse feijão pode ser utilizado para consumo das famílias produtoras e, com a venda do excedente, será possível aumentar a renda familiar. Outra opção é guardar parte do feijão produzido para plantio na terceira safra, na época das águas. Como são sementes de qualidade, de primeira geração, podem ser utilizadas por mais até duas safras", finaliza.

Com informações da Emater-MG


Últimas Notícias