Etanol brasileiro é destaque no maior salão de automóveis da Ásia

Pavilhão mostra a contribuição do combustível para a mobilidade de baixo carbono

16/01/2023 às 10:23 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O etanol é destaque no maior salão de automóveis da Ásia, durante o Auto Expo Motor Show 2023. O evento segue até o dia 18 de janeiro, em Greater Noida, na Índia

Com um pavilhão de 3 mil metros quadrados, dividido em três seções, o visitante poderá interagir com elementos desenvolvidos para trazer experiências e conhecimentos sobre os benefícios do etanol para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

O biocombustível, inclusive, está no radar do governo indiano, que sinalizou a intenção de promover uma Aliança Global de biocombustíveis no G20, cuja presidência está a cargo da Índia, neste ano, e do Brasil, em 2024. 

Promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério das Relações Exteriores, o espaço brasileiro ocupa 250 metros quadrados do pavilhão etanol. “É muito significativo quando um salão de automóveis dessa dimensão e importância dedica tamanha atenção para o etanol”, afirma via assessoria o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa. 

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, depois dos Estados Unidos, e abriga a maior frota mundial de carros que usam etanol como combustível. Atualmente, toda gasolina brasileira é composta por 27% de etanol. 

Espaço brasileiro
A experiência dos visitantes no espaço brasileiro começa em uma seção interativa, intitulada “Traga meu céu azul de volta”. Os elementos fazem referência ao potencial do etanol de melhorar a qualidade do ar, especialmente em metrópoles com enormes frotas veiculares.

Outra seção apresenta uma experiência comum no Brasil, mas ainda desconhecida para a maioria dos indianos e outros participantes da feira. É a possibilidade de escolher entre gasolina e etanol na mesma bomba de combustível, ou usar ambos os combustíveis, se o carro for flex fuel. 

G20
O biocombustível, inclusive, está no radar do governo indiano, que sinalizou a intenção de promover uma Aliança Global de biocombustíveis no G20, cuja presidência está a cargo da Índia, em 2023, e do Brasil, em 2024. 

Novidade
Uma das novidades será o lançamento do Centro Virtual de Excelência (CoE) em bioenergia, desenvolvido pela Unica e pela SIAM (Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos), parceira que promove todo o pavilhão etanol.

Com informações e fotos da assessoria


Últimas Notícias