Marketing quer levar a carne pantaneira para outros mercados

Meta é evidenciar a sustentabilidade da proteína

13/01/2023 às 08:39 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A carne pantaneira sustentável de Mato Grosso do Sul pode chegar a novos mercados com a ampliação de parcerias para o desenvolvimento da pecuária sustentável do Pantanal. A meta é evidenciar o diferencial da sua produção e ganhar mercados consumidores cada vez mais exigentes, propiciando melhor remuneração para os produtores.

Para ser considerada sustentável, além da identificação desde o nascimento, indicando quem é a mãe, o boi não pode ser alimentado, em nenhuma fase da vida, com rações que contenham agrotóxicos (milho, soja, sorgo) nem receber antibióticos. O tratamento preventivo só pode ser feito com homeopatia e fitoterapia e o rebanho deve ser criado em áreas sem desmatamento ilegal.

Atualmente no Estado são abatidas de 50 mil a 70 mil cabeças de gado por ano com a certificação de sustentável, índice que equivale de 5% a 7% dos abates anuais no Pantanal.

Divulgação

Entre as ações está a realização do Pantanal Meat Fashion, aqui em Campo Grande, em parceria com a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável.

Outra estratégia para ampliar a abrangência da carne pantaneira será a IG (Indicação Geográfica), que é um reconhecimento para produtos ou serviços que apresentam uma origem geográfica específica e que possuem qualidades e reputação relacionadas ao local de origem.

Agenda

Nesta semana foi realizada uma reunião para debater o assunto foi realizada pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, com o presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta. Também participaram do encontro o secretário executivo de desenvolvimento sustentável Rogério Beretta, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, e o coordenador na área ambiental Pedro Neto.

Com informações e foto do Governo de Mato Grosso do Sul 
 


Últimas Notícias