Foto: Marcelo Camargo-Agência Brasil
Nesta quarta-feira (11), moradores do Paraná, grande parte de Santa Catarina e da Campanha Gaúcha podem separar o guarda-chuva antes de sair de casa. Isso porque a previsão do tempo alerta para a chance de precipitações que podem, inclusive, ser acompanhadas de trovoadas e pancadas fortes. Nas demais áreas da região Sul, onde não deve chove, a população deve ficar atenta aos índices de umidade relativa do ar que podem atingir níveis críticos.
No Sudeste, o tempo segue instável e com condições para temporais e pancadas de chuva pontualmente fortes em todos os estados. Grandes volumes podem ser registrados na região central de Minas Gerais e no norte do Rio de Janeiro.
No Centro-Oeste brasileiro, a expectativa é que a chuva diminua em Mato Grosso do Sul, mas ainda há condições para acumulados expressivos. Em Mato Grosso e Goiás, o dia ficará nublado e chuvoso, porém sem grandes alertas.
Este mesmo cenário poderá ser observado no Maranhão e no Piauí. Nessas duas localidades a chuva perde força, mas a Bahia pode receber chuvas. Em toda a região Nordeste haverá pouca abertura de sol e o dia ficará nublado.
No Norte, as instabilidades predominam em toda a região, com acumulados elevados no noroeste do Amazonas e no Amapá. Nas demais regiões, pancadas de chuva e céu nublado.
Com informações da Climatempo
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista