Perigo. Verão favorece o aparecimento de escorpiões

Orientação é para que as vítimas procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível

10/01/2023 às 12:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento de animais peçonhentos, sendo o escorpião um dos mais comuns no ambiente urbano. Segundo dados do CCZ ( Centro de Controle de Zoonose) em 2022 foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Os números de ocorrências podem ser ainda maiores, considerando que há relatórios que ainda estão concluídos referente ao último ano.

Por isso, é necessário que as pessoas redobrem a atenção para minimizar os riscos de serem vítimas de acidentes com estes animais. “Recomenda-se que ralos e pias estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos. Tomando estes cuidados, a gente diminui os riscos de  acidentes com estes animais.”, disse via assessoria, a médica veterinária Ana Paula Nogueira. 

Estes animais costumam se alojar no esgoto e encanamentos, mas também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, e entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Saiba mais sobre o verão

O verão é caracterizado pelo aumento das temperaturas. Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

Serviço
Caso os animais sejam encontrados na residência,  o morador deve isolá-lo em um pote, sempre que possível, e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: 67 3313-5000 e 2020-1796.

Confira a previsão do tempo para hoje: 

Com informações e foto da assessoria
 


Últimas Notícias