Publicada lista de produtos com bônus de desconto do PGPAF

Manga recebe a maior bonificação pelo segundo mês consecutivo

09/01/2023 às 16:03 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Mapa

Na sexta-feira passada (6), o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou a relação dos produtos agrícolas que terão bônus de desconto do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar) para agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O produtor recebe o bônus quando o valor do seu cultivo fica inferior ao preço de referência, permitindo desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Pronaf.

Os alimentos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado (amêndoa), cará/inhame, castanha de caju, feijão caupi, laranja, mamona (baga), manga, pimenta do reino e trigo.

Neste mês, a manga do Rio de Janeiro recebeu novamente o maior bônus concedido (78,75%), seguido da manga da Bahia (73,99%). Já a menor bonificação ficou com a pimenta-do-reino (1,38%). Na comparação com o mês passado, foram incluídos na lista o cará/inhame (Rondônia), trigo (Mato Grosso do Sul) e a pimenta-do-reino (Pará, Bahia e Espírito Santo).

Outras alterações em relação ao mês anterior ocorrem em relação à castanha-de-caju, que passa a bonificar no Rio Grande do Norte. Para a borracha, o benefício também alcançará os produtores dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. O bônus deixará de valer no Rio Grande do Sul e Pará para a laranja e para o feijão caupi, no Amapá. Para os demais produtos e localidades não houve alteração.

Conforme a Portaria Nº 61, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, os preços são válidos no período de 10 de janeiro de 2023 a 9 de fevereiro de 2023. Dezenove estados integram a lista deste mês – Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rio de Janeiro.

Benefício

Foto: Pixabay

O desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto. O desconto é automático, ou seja, o agricultor não precisa solicitar.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é o órgão responsável por coletar o preço de mercado e calcular o bônus. Dentre os principais responsáveis pela variação de preços, na ocorrência de elevação ou queda das safras, estão o clima e a época do ano. A concorrência de produtos de outros estados também pode contribuir para a oscilação de preços.

Com informações do Mapa


Últimas Notícias