Oferta de laranja da safra 2023/24 deve ficar abaixo da demanda

Condições climáticas afetaram o desenvolvimento da fruta na fase de abertura e pegamento

07/01/2023 às 09:38 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Wenderson Araújo/CNA-Senar

As floradas de laranja da safra 2023/2024, que ocorreram no segundo semestre do ano passado, foram consideradas excelentes no cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Naquele momento, o cenário gerou expectativas de uma boa colheita, no entanto, pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) indicam que o clima após as aberturas e também durante o pegamento não foi o ideal em muitas áreas, o que pode resultar em uma oferta inferior à demanda por laranjas na próxima temporada.

De acordo com a primeira estimativa divulgada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em dezembro, a produção brasileira deve atingir 305 milhões de caixas de 40,8 kg, volume que corresponde a uma leve queda de 1,9% frente à temporada atual e o equivalente a uma produtividade média de 886 caixas por hectare.

Neste cenário, de oferta possivelmente abaixo da necessidade industrial, as processadoras de suco devem buscar absorver o máximo possível das frutas disponíveis. Com a alta demanda industrial, a oferta deve ser controlada no mercado doméstico de fruta fresca por mais um ano.

Com informações do Cepea


Últimas Notícias