Preços dos ovos renovaram recorde real em 2022

Movimentações durante o mês de setembro contribuíram para atingir a maior média mensal

03/01/2023 às 10:09 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

Em 2022, as cotações dos ovos renovaram os recordes reais da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), iniciada em 2013, em todas as praças acompanhadas pelos pesquisadores. Segundo a entidade, apesar da típica queda no início do ano, os preços se recuperaram nos meses subsequentes, inclusive, atingindo a maior média mensal da série no mês de setembro.

Em janeiro do ano passado, os preços da caixa com 30 dúzias de ovos recuaram na comparação com dezembro de 2021 devido, principalmente, à redução da demanda, movimento comum no período. Já entre os meses de março e abril, os valores subiram com força, impulsionados pela Quaresma. Em agosto, setembro e outubro, as cotações tiveram nova alta expressiva em função do aquecimento da demanda. Nesse período (em setembro, especificamente), os preços registraram novo recorde real na série do Cepea, impulsionados, principalmente, pela redução da oferta e pelo aumento da procura.

Em Bastos, maior região produtora do estado de São Paulo, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra fechou o mês de setembro com média de R$ 154,27, a maior da série em termos reais. Para o ovo vermelho, a média mensal foi de R$ 169,76, também a mais alta da série.

Com informações do Cepea

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias