Previsão do tempo alerta para temporais em vários estados do país nesta terça. Veja no Agroclima

Tempo deve ficar firme apenas na Campanha Gaúcha

03/01/2023 às 04:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

A previsão do tempo para esta terça-feira (3) indica que os temporais podem persistir na região Sul do país devido à atuação de um cavado meteorológico e à formação de uma área de baixa pressão na costa paranaense. Os estados de Santa Catarina e Paraná devem ficar em alerta devido aos fortes temporais e chuva volumosa. Os maiores acumulados estão previstos para Curitiba e oeste catarinense, e o tempo firme apenas na Campanha Gaúcha.

O alerta para a ocorrência de temporais com acumulados elevados também é válido para São Paulo, Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais. Nas demais regiões mineira, Rio de Janeiro e em grande parte do Espírito Santo podem ocorrer pancadas de chuva sem grandes volumes.

No Centro-Oeste, as instabilidades ganham força e a chuva aumenta sobre a região. Os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e o sul de Mato Grosso devem ficar atentos com relação aos altos acumulados e temporais, inclusive com possibilidade de queda de granizo.

A Zona de Convergência Intertropical, combinada com o calor, alta umidade e circulação de ventos, favorece a formação de nuvens carregadas em toda a região Nordeste nesta terça, propiciando condições para temporais e trovoadas, com grandes volumes no sul do Maranhão e do Piauí.

Já no Norte, as instabilidades predominam em toda a região, com chuva intensa e volumosa sobre o Amapá e o Pará. Nas demais áreas podem ocorrem pancadas de chuva pontualmente fortes e não se descarta a possibilidade de temporais e trovoadas.

Com informações da Climatempo

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias