Mercado cafeeiro nacional foi influenciado por incertezas, conclui o Cepea

Cotações do arábica estiveram acima dos R$ 1 mil por saca de 60 quilo 

28/12/2022 às 10:07 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O mercado cafeeiro nacional foi influenciado por incertezas relacionadas ao mercado externo e ao campo nacional, neste ano. No primeiro semestre, as cotações do arábica estiveram acima dos R$ 1 mil por saca de 60 kg, influenciadas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que reforçou os entraves logísticos carregados desde o início da pandemia e elevou os preços dos insumos. 

Vale ressaltar que os preços já estavam altos pela restrição de oferta, em especial no Brasil. De acordo com os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) naquele período, investidores também se afastaram de commodities agrícolas, procurando outras mais rentáveis e com menor risco, contexto que influenciou os valores externos. 

No campo, a seca e geadas ocorridas em 2021 trouxeram consequências para a produção de 2022/23, ocorrendo  quebra de safra acabou sendo confirmada na maior parte das regiões produtoras, frustrando as expectativas iniciais de produção elevada, por conta da bienalidade positiva. 

Conforme os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgados em dezembro deste ano mostraram que a produção da safra 2022/23 foi de 50,9 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 6,7% em relação à anterior. Já no segundo semestre de 2022, o movimento de baixa nos preços do arábica predominou. 

Com informações do Cepea e Conab 
Foto capa: Pixabay
 


Últimas Notícias