Parceria retira 46 toneladas/mês de material reciclável do país

Volume corresponde a um aumento de 15% em comparação a 2021 

27/12/2022 às 17:15 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Parceria entre a Suzano - referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto - e a Cooperativa Arara Azul, na cidade de Três Lagoas, região leste de Mato Grosso do Sul, retira por mês 46 toneladas de material reciclável. Deste total são: 14,5 toneladas de papel/papelão, 15,6 toneladas de plástico, 3,39 toneladas de metais e 11,6 toneladas de vidro. 

O volume de recicláveis corresponde a um aumento de 15% em comparação a 2021. A capacidade de processamento da Cooperativa Arara Azul é de 150 toneladas/mensais de resíduos recicláveis. 

“Na Suzano, temos o direcionador ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e a destinação correta de resíduos vem ao encontro desse valor. Por isso, no ano passado, demos início ao ‘Grupo de Trabalho – Economia Circular’ visando fortalecer cooperativas e catadores de recicláveis e sensibilizar a sociedade para este novo modelo de negócio que integra geração de renda e proteção do meio ambiente. Queremos mostrar que, com uma ação simples, que é de separar os resíduos recicláveis, a população ajuda a sua cidade, o meio ambiente e ainda gera renda para muitas famílias”, disse via assessoria Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul. 

2023

A expectativa para 2023, antecipa o coordenador, é aumentar ainda mais estes indicadores, chegando a 60 toneladas/mês de recicláveis.  Para isso, Suzano e Cooperativa pretendem intensificar as ações de educação ambiental, busca por parcerias com grandes geradores de resíduos recicláveis, apoio para participação em editais para captação de recursos e continuidade nas capacitações para cooperados.

“Queremos retomar as palestras em escolas e o trabalho de porta em porta, explicando para a população o que pode ser separado e a importância de separar recicláveis para o meio ambiente e para a renda de muitas famílias", disse o presidente da Cooperativa Arara Azul, Eloir Ribeiro Custódio. 

Triturador de vidro

Com capacidade de triturar até 500 quilos de vidro por hora e garantir maior segurança, a cooperativa recebeu aporte financeiro - por meio da parceria- para a aquisição de um triturador de vidro, além de equipamentos de segurança individual e materiais de escritório. 

A cooperativa também passou a separar o material por cores, o que resultou em um aumento considerável no valor de venda. 

Com informações e fotos da assessoria
 


Últimas Notícias