Deleagro fecha ano com 20 operações contra crimes rurais

Delegacia especializada atuou no combate a furtos de gado e maquinários agrícolas

27/12/2022 às 18:47 atualizado por Patrícia Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Deleagro

Com o intuito de combater crimes rurais, como o abigeato (furto de animais) e roubos de maquinários agrícolas, o governo de Mato Grosso do Sul criou, em setembro de 2021, a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) - uma conquista para o setor agropecuário, que exigia mais segurança. Um ano depois de instalada, a delegacia fecha 2022 com 20 operações individuais e conjuntas com outras unidades da Polícia Civil. Entre elas duas grandes ações contra abigeato, que desarticularam uma das maiores quadrilhas especializadas neste tipo de crime no estado.

Outro destaque foi a segunda fase da Operação Geoagro, realizada em parceria com a Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira), contra uma quadrilha especializada em furto e receptação de equipamentos de alta tecnologia, utilizados na agricultura.

Do início do ano até agora foram cumpridos mais de 18 mandados de busca, apreensão e prisão. Também foram apreendidas e bloqueadas administrativamente cerca de 700 cabeças de gado furtadas ou sem comprovação de origem.

Del. Mateus Zampieri (Foto: Sejusp)

O delegado Mateus Zampieri Nogueira destaca que as principais ocorrências registradas no campo e que motivaram a criação de um departamento especializado são os furtos de animais domésticos em propriedades rurais e de equipamentos, como GPS e monitores utilizados no maquinário agrícola de alta precisão.

“Uma vez que os crimes contra o patrimônio, assim como outros tipos de delitos, têm migrado das áreas urbanas para as localidades rurais, observou-se a necessidade de criação de uma unidade de polícia investigativa para dar atenção especial aos crimes rurais”, afirma.

De acordo com a Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), a atuação da Deleagro contribuiu com a redução de 10% dos crimes rurais somente no primeiro trimestre de 2022. 

“Desde a sua criação, aliado à integração com todas as delegacias de polícia do estado e com os demais órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública, já é possível observar um decréscimo nos crimes rurais, o que demonstra que as políticas adotadas estão no caminho correto e merecem ser aprimoradas e intensificadas”, defende Mateus Zampieri .

Caso solucionado

Foto: Deleagro

José Santana*, pecuarista que reside no município de Anastácio, localizado a 137 km de Campo Grande (MS), foi uma das vítimas atendidas pela Deleagro em 2022. "[Criminosos] entraram múltiplas vezes na fazenda, durante vários dias de madrugada, furtaram novilhas e garrotes vivos. Também mataram alguns bois gordos, tiraram os dianteiros e traseiros e deixaram o resto — cabeça, coluna e costela — para trás, apodrecendo no pasto", relata.

O produtor rural ressalta a importância da atuação da Deleagro para interceptar os criminosos e solucionar o seu caso. “Foi fundamental, pois eles são especialistas e dedicados em ajudar os fazendeiros. O crime de furto e roubo de animais, maquinários, implementos é muito mais comum do que as pessoas pensam. Uma delegacia especializada como a Deleagro traz mais segurança para todos que vivem do campo”, destaca.

Serviço

Para auxiliar agricultores e pecuaristas, a Deleagro lançou uma cartilha intitulada como Dicas de Segurança no Campo. O material contém orientações voltadas à proteção de propriedades, rebanhos, maquinários, insumos e defensivos, além de dispor de uma lista com telefones úteis.

A população sul-mato-grossense também pode entrar em contato com a corporação por meio dos telefones (67) 3314-1849 e (67) 99925-6397.

*Nome fictício

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias