Chuvas deixam 101 municípios mineiros em situação de emergência

Defesa Civil estadual alerta para previsão de grandes volumes de chuva até depois do Natal

23/12/2022 às 10:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sabará

Em boletim publicado nesta quinta-feira (22), a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) de Minas Gerais confirmou que 101 municípios estão em situação de emergência devido aos problemas relacionados às chuvas intensas no estado. Desde o começo do período chuvoso, em 21 de setembro, pelo menos 4.800 pessoas ficaram desalojadas em decorrência dos efeitos diretos das chuvas e se abrigaram com parentes ou amigos.

Com relação ao número de desabrigados, que são os moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios, o estado já contabilizou 1.312 pessoas, além de oito mortes até o momento.

Na terça-feira (20), a Defesa Civil Estadual alertou para a previsão de grandes volumes de chuva até quarta-feira (21), com a possibilidade de o cenário continuar dessa forma até o dia 26, após o feriado prolongado do Natal.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sabará

No boletim, a Cedec destaca duas ocorrências em função das chuvas de quarta-feira. Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima. Durante o temporal, houve queda de árvores, taludes e algumas ruas foram inundadas. A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas, orientaram os moradores e realizaram o monitoramento do nível do rio. Segundo a coordenadoria, apesar dos transtornos, não há registro de desalojados ou desabrigados e os serviços essenciais estão funcionando normalmente.

A outra ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. As chuvas intensas também elevaram o nível do Rio Muriaé que resultaram em pontos de inundação. Seis pessoas ficaram desabrigadas e outras cinco desalojadas. Os serviços essenciais não foram afetados.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira, a meteorologia prevê pancadas de chuva ao longo do dia nas regiões leste e norte de Minas Gerais, com potencial para temporais. Em Belo Horizonte, as precipitações podem chegar acompanhadas de raios. Confira a previsão para hoje no Agroclima.

Serviço

Todos os dias a Defesa Civil de Minas Gerais divulga alertas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), além de orientações de autoproteção para garantir a segurança da população durante os eventos climáticos adversos. Também é possível receber os avisos meteorológicos por SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199 que o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens comunicando eventos severos na localidade indicada.

Com informações do governo de Minas Gerais


Últimas Notícias