Chuva favorece desenvolvimento da soja em Mato Grosso

Precipitações irregulares preocupam agricultores na região Sul do país

24/12/2022 às 12:11 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Gabriel Faria/Embrapa

O levantamento semanal da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostra que 96,7% da soja já foi semeada no Brasil. As chuvas bem distribuídas têm contribuído com o desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso. No entanto, há uma estimativa de redução da produtividade devido ao veranico no início da safra em algumas áreas do leste e oeste do estado.

Já no Rio Grande do Sul, a má distribuição das precipitações provoca o atraso no plantio do grão. Nas áreas já semeadas, este mesmo cenário meteorológico diminui a população de plantas e o desenvolvimento fica abaixo do esperado. No Paraná, a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento, porém a irregularidade das chuvas na região oeste do estado causa preocupação aos produtores.

O cenário é favorável para a cultura em Goiás devido à boa regularidade da chuva que favorece o desenvolvimento das lavouras, mas a estiagem ocorrida em novembro reduziu o potencial produtivo no sul do estado, principalmente as semeadas no início da safra.

No Mato Grosso do Sul, as precipitações amenizaram a restrição hídrica em muitas regiões, mas há necessidade de maiores volumes uma vez que a maioria das áreas se encontra em estágio reprodutivo, período crítico e de alta demanda hídrica.

No Matopiba — região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — as lavouras encontram-se em boas condições.

Com informações da Climatempo


Últimas Notícias