Estação mais quente do ano começa hoje

Verão tem extrema importância para atividades do agronegócio

21/12/2022 às 09:30 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Foto: Pixabay

A primavera se despede e o verão começa oficialmente hoje (21), às 18h48 (horário de Brasília), e se estende até 20 de março de 2023. E, como tradição, a estação terá altas temperaturas e grandes volumes de chuva devido à posição da Terra em relação ao sol, tornando os dias mais longos e as noites mais curtas.

Por conta de suas características climáticas, o verão brasileiro tem extrema importância para atividades do agronegócio. A estação favorece o cultivo do arroz, milho, soja, sorgo, feijão, algodão, tomate, manga, amendoim, abóboras e cebola. Em relação às hortaliças, verduras e legumes cultivados nesta época estão o nabo, abobrinha, pepino, repolho, feijão de vagem, cenoura, alface, pimentão, berinjela, abóbora, espinafre, beterraba, cenoura, alface, chicória, rúcula, couve-flor e brócolis, que se adaptam bem às condições climáticas.

Mas o produtor rural deve estar atento ao cultivo na estação mais quente e chuvosa, isso porque vários tipos de alimentos podem sofrer danos após períodos prolongados de exposição ao sol, chuva e, até mesmo, estiagem. Neste caso, o produtor deve garantir boas condições para as lavouras.

Previsão para os próximos meses

Foto: Semagro

De acordo com a Climatempo, a previsão para os próximos três meses indica chuva acima da média no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país. Já no Sul e Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média apesar dos registros no início de dezembro. As temperaturas devem ficar dentro do esperado, com dias muito quentes.

No Sul, os acumulados serão altos no Paraná e Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, as chuvas devem ser abaixo do previsto e o fenômeno La Niña propiciará tempo seco, que pode prejudicar as lavouras de milho e soja. 

No Sudeste, a previsão é de grandes acumulados para o estado paulista. Já em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo as chuvas ficarão abaixo da média.  

O mesmo cenário será observado no Nordeste e em partes do Centro-Oeste, especialmente entre Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, onde não haverá grandes precipitações. Em Mato Grosso do Sul e grande parte do estado mato-grossense, as chuvas devem ficar dentro do previsto.

Já no Norte, chuvas acima da média poderão ser registradas e os temporais beneficiarão as culturas recém-implementadas. No entanto, as precipitações podem provocar desmoronamento de terra, ocasionando problemas de escoamento de grãos.   

Clima veranil para a safra 2022/2023 

Foto: Mapa

No Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, há previsão de chuvas acima da média nos próximos meses, que podem auxiliar na manutenção da umidade no solo e favorecer as culturas de soja, milho primeira safra e algodão. 

No Brasil Central, o retorno gradual das chuvas irá contribuir para um aumento dos níveis de água no solo, favorecendo as culturas de verão como a soja, milho, feijão e algodão. No entanto, as chuvas irregulares previstas para os próximos meses em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul podem impactar negativamente o armazenamento de água no solo e as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis. 

Já na região Sul, a redução das chuvas, influenciadas principalmente pelo fenômeno La Niña, em especial no Rio Grande do Sul, devem impactar negativamente as culturas agrícolas que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis, como a soja, milho primeira safra e feijão. 

Com informações da Climatempo e Agência Brasil

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista
 


Últimas Notícias