Veja como fica o funcionamento dos bancos neste final de ano

Clientes podem recorrer ao atendimento eletrônico durante os feriados

20/12/2022 às 19:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Agência Brasil

Com a proximidade das festas de final de ano, os horários de funcionamento dos bancos devem ser alterados. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), na sexta-feira desta semana (23 de dezembro), as agências bancárias terão expediente normal tanto para atendimento ao público quanto para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. Já na última sexta-feira de 2022 (30 de dezembro) não haverá expediente.

Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, sábados, domingos e feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para fins de operação bancária. As agências também não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro (Natal), nem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal). O expediente volta ao normal para atendimento ao público no dia 2 de janeiro de 2023.

Foto: Agência Brasil

A orientação é que durante os feriados a população utilize os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, por exemplo, com vencimento previsto para os feriados, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte, de acordo com a Febraban. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos próprios caixas automáticos, desde que tenham o código de barras. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Com informações da Agência Brasil


Últimas Notícias