Minas Gerais prorroga vacinação contra aftosa até 30 de dezembro

Comprovação de imunização do rebanho pode ser feita até 9 de janeiro de 2023

27/12/2022 às 19:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Wenderson Araújo/CNA-Senar

O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), vinculado à Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de Minas Gerais, prorrogou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A ampliação do prazo foi determinada devido ao atraso na liberação, distribuição e oferta de doses dos imunizantes no mercado. Com a mudança, o produtor rural pode comprar a vacina e imunizar o rebanho até 30 de dezembro. A nova data-limite para declarar a vacinação é 9 de janeiro de 2023.

Segundo o diretor técnico do IMA, Guilherme Dias, até a semana passada, mais de 22,2 milhões de cabeças foram imunizadas, o que corresponde a 88,6% do rebanho do estado, no entanto, o objetivo é ampliar o índice. “Como nosso horizonte é de 25 milhões de bovinos e bubalinos, estamos percebendo uma dificuldade na distribuição e aquisição de vacinas em algumas regiões do estado. Nossa meta é alcançar 95% de cobertura e, para que todos os produtores rurais tenham a oportunidade de adquirir a vacina, o IMA e a Faemg solicitaram ao Mapa a prorrogação da etapa e, dessa forma, esperamos que o imunizante chegue nas regiões que estão em falta para que todos consigam realizar esta importante etapa de imunização contra a doença”, afirma.

A comercialização das vacinas contra a febre aftosa é realizada pelos estabelecimentos autorizados da iniciativa privada. A compra do imunizante e a vacinação dos bovinos e bubalinos de todas as idades deverão ocorrer durante o novo período.

A sugestão do diretor técnico é que os criadores que ainda não vacinaram seu rebanho aproveitem o novo prazo e não deixem de cumprir a medida sanitária. “Caso tenha dificuldade em adquirir a vacina em sua região, o produtor deve recorrer a municípios próximos e, para esclarecer quaisquer dúvidas, os escritórios do IMA estão à disposição”, ressalta.

Confira aqui os endereços das unidades do IMA.

Com informações da Ascom/IMA


Últimas Notícias