Foto: Agência Brasil
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou na semana passada o Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que visa aprimorar e fortalecer a participação feminina no agronegócio brasileiro. A plataforma terá como base dados oficiais que subsidiarão estudos e análises, para a criação de políticas públicas e programas direcionados às mulheres rurais.
O projeto é uma iniciativa conjunta do ministério com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e com apoio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, cerca de 1 milhão de mulheres dirigem propriedades rurais e estão presentes nas mais diversas cadeias produtivas, principalmente na de hortaliças.
Segundo o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, o Observatório representa um avanço social, pois, até o momento, não existia um espaço com dados oficiais sobre a participação das mulheres no agronegócio. A iniciativa cumpre uma das metas da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) no que se refere à igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.
A plataforma apresenta dados sobre o número de mulheres no campo por estado, região, ocupação, agroindústrias. Outras informações disponíveis são políticas públicas, editais, publicações e notícias.
Com informações do Mapa
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista