Mapa lança Observatório das Mulheres Rurais do Brasil

Plataforma apresenta dados oficiais que subsidiarão estudos para a criação de políticas públicas e programas às mulheres rurais

19/12/2022 às 08:30 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Agência Brasil

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou na semana passada o Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que visa aprimorar e fortalecer a participação feminina no agronegócio brasileiro. A plataforma terá como base dados oficiais que subsidiarão estudos e análises, para a criação de políticas públicas e programas direcionados às mulheres rurais.

O projeto é uma iniciativa conjunta do ministério com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e com apoio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, cerca de 1 milhão de mulheres dirigem propriedades rurais e estão presentes nas mais diversas cadeias produtivas, principalmente na de hortaliças.

Segundo o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, o Observatório representa um avanço social, pois, até o momento, não existia um espaço com dados oficiais sobre a participação das mulheres no agronegócio. A iniciativa cumpre uma das metas da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) no que se refere à igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.

A plataforma apresenta dados sobre o número de mulheres no campo por estado, região, ocupação, agroindústrias. Outras informações disponíveis são políticas públicas, editais, publicações e notícias. 

Com informações do Mapa

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias