Divulgada lista dos produtos que terão desconto do PGPAF em dezembro

Produtor recebe o bônus quando o valor do seu cultivo fica inferior ao preço estimado de venda

11/12/2022 às 12:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Arquivo Canal do Boi

A relação de produtos agrícolas que terão desconto do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar), para produtores rurais com financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), foram divulgados nesta semana. Os descontos são válidos no período de 10 de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023.

Os alimentos listados em dezembro são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado em amêndoa, castanha de caju, feijão caupi, laranja, mamona e manga. Os estados beneficiados são: Sergipe, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Amazonas, Pará, Roraima, Espírito Santo, Piauí, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O produtor recebe o bônus quando o valor do seu cultivo fica inferior ao preço estimado de venda, permitindo a dedução no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Pronaf. Os descontos são calculados automaticamente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e divulgados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mensalmente e o agricultor não precisa solicitar. 

Com informações do Mapa

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista


Últimas Notícias